PROJETO: "SUSTENTABILIDADE"
Serie: 5 º ano
Duração: 2 bimestre
justificativa:
Conscientização da utilização dos recursos naturais industriais .
Objetivos: Preservação do
planeta Terra.
Conteúdos trabalhados:
Serão abordados em todas disciplinas; matemática, português,história,geografia,
ed.fisica,arte e ciências .
Estratégias: O tema será
trabalhado multidisciplinar, envolvendo o dia a dia dos alunos ,assim terão a
consciência de utilizar os recursos de uma maneira sustentável sem haver o
desperdiço desses recursos ,reciclagem, pesquisas na internet, formação de
blog, twitter.
Material necessário:
Cartazes, produções textuais, origem dos recursos, durabilidade dos recursos
naturais e industriais, uso da tecnologia de ponta,e entre outros.
Avaliação: Exposição de uma
feira cultural ,onde os produtos finais serão apresentado.
PROJETO: "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS"
Série:
2º ano
Duração:
2 semestres
Justificativa:
Incentivar a leitura e ajudar no processo de alfabetização.
Objetivos:
Cooperar com a defasagem de leitura e alfabetização das séries iniciais.
Conteúdos
Trabalhados: Será abordada a
disciplina de Português.
Estratégias:
1º passo: Criação da personagem que irá
fazer o trabalho de contação de histórias para as crianças, que poderá ser uma
marionete ou mesmo a professora travestida de contadora de histórias.
2º passo: Escolher livros com histórias
compatíveis à idade dos alunos.
3º passo: Reunir as crianças em um
ambiente totalmente lúdico e confortável ( com almofadas, pufes, tapetes ou
colchonetes ), para começar o processo.
4º passo: Criar um momento especial,
criar vozes e sons de acordo com a história contada e contá-la com veracidade.
Após a contação, através de uma roda de
conversa, fazer uma interpretação da história oralmente, para saber o que elas
compreenderam sobre tudo aquilo que ouviram.
5º passo: Fazer com que elas contem
através de desenhos, tudo o que foi compreendido sobre o processo de contação.
6ºpasso: Depois de finalizados os
desenhos, em um dia marcado especialmente para isso, elas deveram contar as
histórias que as crianças criaram a partir do que entenderam.
Materiais
Utilizados: Livros com histórias infantis,
lápis de cor, giz de cera, revistas para colagens, cola, tesoura e sulfite.
Avaliação: Perceber e relacionar o grau de compreensão,
cognitividade, participação e sociabilidade entre eles,

Nenhum comentário:
Postar um comentário