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segunda-feira, 1 de junho de 2015

PENSA QUE ACABOU

           Leitura e os sentidos do texto      
           É comum ouvimos falar sobre a importância da leitura em nossas vidas, sobre e necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens.
Mas no seio dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção, de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
A leitura é algo essencial para adquirirmos conhecimento, portanto, no Brasil, a leitura não é algo muito comum, mas, professores e educadores têm trabalhado para mudar este hábito. Este trabalho visa discutir as concepções de leitura que orientam as práticas pedagógicas, e priorizar a prática de leitura baseada numa direção interacionista, uma vez que concebe a leitura como um processo do qual participa o leitor, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o autor do texto e, este por sua vez, deixa “pistas” ao longo do texto para tornar possível a atribuição de sentidos.
Muitas vezes, dentro do contexto escolar, o desenvolvimento da leitura torna-se defasado, e desinteressante. Percebe-se então, que a leitura perde seu papel inicial, de formar e construir o pensamento crítico, pelo qual o leitor poderá intervir no seu contexto e usufruir de um universo plurissignificativo que os textos oferecem.
Palavras-chave: Concepções, leitura interacional, prática pedagógica.

Fontes:
DURAN, Guilherme Rocha. As concepções de leitura e a produção do sentido no texto. Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979. Volume 2, número 2 – Jul. /Dez. De 2009.

Koch, Ingedore Villaça e Elias, Vanda Maria. PLT – Ler e compreender os sentidos do texto. Editora Contexto. 3. Ed – 2006.

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