Leitura e os sentidos do texto
É
comum ouvimos falar sobre a importância da leitura em nossas vidas, sobre e
necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens.
Mas
no seio dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler?
Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes
modos, os quais revelarão uma concepção, de leitura decorrente da concepção de
sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
A
leitura é algo essencial para adquirirmos conhecimento, portanto, no Brasil, a
leitura não é algo muito comum, mas, professores e educadores têm trabalhado
para mudar este hábito. Este trabalho visa discutir as concepções de leitura
que orientam as práticas pedagógicas, e priorizar a prática de leitura baseada
numa direção interacionista, uma vez que concebe a leitura como um processo do
qual participa o leitor, o seu contexto e conhecimento de mundo, bem como o
autor do texto e, este por sua vez, deixa “pistas” ao longo do texto para tornar
possível a atribuição de sentidos.
Muitas
vezes, dentro do contexto escolar, o desenvolvimento da leitura torna-se
defasado, e desinteressante. Percebe-se então, que a leitura perde seu papel
inicial, de formar e construir o pensamento crítico, pelo qual o leitor poderá
intervir no seu contexto e usufruir de um universo plurissignificativo que os textos
oferecem.
Palavras-chave: Concepções, leitura
interacional, prática pedagógica.
Fontes:
Fontes:
DURAN,
Guilherme Rocha. As concepções de leitura e a produção do sentido no
texto. Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979. Volume 2, número 2 – Jul.
/Dez. De 2009.
Koch,
Ingedore Villaça e Elias, Vanda Maria. PLT – Ler e compreender os sentidos do
texto. Editora Contexto. 3. Ed – 2006.

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