Com o aumento crescente do uso de filmes na escola, principalmente
Fundamental I e II, o professor deve inovar em sala de aula, buscando um
vínculo para trabalhar com as disciplinas e dentro do contexto escolar.
A utilização de filmes em sala de
aula tem o intuito de um conhecimento escolar mais qualitativo e crítico de
forma isenta e sem reducionismo, porém o filme não é substituto da aula
expositiva, nem uma simples ilustração, é um elemento intermediário que
desperta curiosidade e interesse do aluno.
Se o filme for utilizado sempre pode ser considerado como lazer e não
como momento de aprendizado, por isso é necessário recorrer a textos e
pesquisas de outras fontes documentais.
Segue abaixo dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de
filmes em sala de aula:
a) A prática da projeção do filme em ambiente
escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os
alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o
conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme com
antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e
vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante
a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário que o
docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os trechos
mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e para
ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou
passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em sala
de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em
questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente revogado
se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao filme sem
nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo a
perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que
possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é
uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja
adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som.
Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os
professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser
causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou
visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o preenchimento
de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso é válido,
desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há luminosidade?
Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros conceituais?
Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e também
para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo que está na
TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a escola
quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais, programas
televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os disponibilizados
para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam
seus próprios filmes!
k) Curta o momento com seu grupo! Vale todo
mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo mundo
gosta de vivenciar e não esquece nunca!
Fonte: LOURENÇO, Danielle.
Utilizando filmes em sala de aula. Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e
coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=317651292ad24d059a0658. Acesso em 03 de maio de 2015.
Sugerimos
também um guia introdutório para utilização de filmes em sala de aula, “Cinema
e educação” do professor Leonardo Campos disponibilizado no link: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/conteudo_referencia/cinema_educacao/guia-cinema.pdf .
Segue
abaixo 50 filmes para trabalhar em sala de aula da revista nova escola, que
rendem atividades em todas as disciplinas:
FUNDAMENTAL 1
LÍNGUA
PORTUGUESA
Introdução à cultura africana com o filme
"Kirikú e a Feiticeira"
"Matilda": como adaptar um texto para o
cinema
Como despertar o interesse pelos livros com o filme
"Pagemaster - O Mestre da Fantasia"
MATEMÁTICA
"Donald no País da
Matemágica": geometria e fantasia
Como explorar a geometria com o documentário
"Amilcar de Castro"
CIÊNCIAS
"Bee Movie" e as relações
entre fauna e flora
"Wall-E": os impactos causados pelo lixo e
a necessidade de reciclar
Como apresentar o ecossistema marinho com
"Procurando Nemo"
"Osmose Jones" retrata o
funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso
HISTÓRIA
"Carlota Joaquina - A Princesa do
Brasil" e a caricatura do Brasil Colônia
Como utilizar "O Príncipe do Egito" para
explicar as origens das religões
Explorando a linguagem oral com o filme
"Narradores de Javé"
GEOGRAFIA
"De Volta para o Futuro":
explore as mudanças nos costumes e na paisagem
Vulcanismo: fenômeno natural ou tragédia? Como
explorar o tema com "Volcano - A Fúria"
Como explorar as diferentes paisagens brasileiras
com "O Caminho das Nuvens"
ARTE
Atividade de percepção sonora com o
filme "O Som do Coração"
"O Estranho Mundo de Jack": como criar um
um storyboard
Como apresentar a música erudita para a turma com o
filme "O Segredo de Beethoven"
EDUCAÇÃO
FÍSICA
"Space Jam - O Jogo do Século": lição de
cooperação e trabalho em grupo
Como valorizar o companherismo na prática esportiva
com a animação "Carros"
"Boleiros - Era uma Vez o Futebol...":
como analisar o esporte sob a perspectiva cultural
FUNDAMENTAL 2
LÍNGUA
PORTUGUESA
"A Festa de Babette": aproxime a garotada
dos contos de Clarice Lispector
Explore diversidade da Língua Portuguesa com o
documentário "Línguas - Vidas em Português"
Como produzir textos argumentativos com o filme
"Oliver Twist"
MATEMÁTICA
"A História da Matemática":
como números e frações estão presentes em nosso cotidiano
Multiplicação e
progressão geométrica com base no filme "A Corrente do Bem"
CIÊNCIAS
Como retratar novos ângulos da
biodiversidade com "Microcosmos"
"A Incrível
Máquina Humana": características do corpo e a integração entre os sistemas
Como contextualizar os avanços da genética com o
filme "Gattaca"
HISTÓRIA
A mitologia grega retratada no filme
"Troia"
Como explorar o Império Romano com "Gladiador"
"Joana d'Arc de Luc Besson" e os grandes
conflitos da Idade Média
Como retratar a Segunda Guerra Mundial e a
perseguição aos judeus com "A Lista de Schindler"
GEOGRAFIA
"Ilha das Flores": o descaso
com o lixo e a ampla desigualdade social
"Viagem ao Centro da Terra" permite
conhecer a estrutura do planeta
Como comparar os sistemas de produção ao longo dos
séculos com "Tempos Modernos"
"O Senhor das Armas": tráfico, guerras e
geopolítica
ARTE
"Batman": porque a arte deve
ser preservada
Como explorar os gêneros cinema e teatro com "O
Auto da Compadecida"
"Frida": o autorretrato e as
características do trabalho da pintora mexicana
Como trabalhar as técnicas de improviso no teatro
com "A Viagem do Capitão Tornado"
EDUCAÇÃO
FÍSICA
"O Último Samurai": arte marcial como
filosofia de vida
Como explorar a dança e suas variações rítmicas com
"Vem Dançar"
Como discutir o respeito à diversidade na prática
esportiva com "Invictus"
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/047.shtml. Acesso 03 de maio de 2015.
Gostaríamos de indicar também o site do Planeta Educação, de Leonardo
Campos Cerqueira, disponível em: : http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2492. Acesso em 03 de maio de 2015.
Muito criativo e pertinente ao uso de filmes em sala de aula, que ao
clicar em cima do filme selecionado aparece uma resenha com a sinopse, o tipo
de abordagem, o nível, a via, o foco e questões de como o professor deve
abordar o filme com os seus alunos, auxiliando em como fazer a escolha adequada
para cada assunto a ser tratado.
E por fim, indicamos o documentário “Quando sinto que já sei” com o objetivo
de mostrar 10 alternativas que é possível fazer a diferença na educação, sendo
uma boa oportunidade para o professor de despertar ideias para transformar os
métodos de ensino e o interesse do aluno. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg . Acesso em 03 de maio de 2015.
O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais
inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais,
alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de
mudanças no tradicional modelo de escola.
Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola
convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana
estavam sendo deixados fora da sala de aula.
Durante dois anos, os
realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que
estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da
participação cidadã, da autonomia e da afetividade.
A etapa final do projeto foi
financiada com a colaboração de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento
coletivo Catarse.
Fontes:
LOURENÇO, Danielle.
Utilizando filmes em sala de aula. Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e
coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=317651292ad24d059a0658. Acesso em 03 de maio de 2015.
“Quando sinto que já sei”, da Produtora audiovisual Despertar Filmes. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg.
Acesso em 03 de maio de 2015.
CERQUEIRA, Leonardo
C. Filmes com resenhas e planos para trabalhar em sala de aula. Disponível
em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2492.
Acesso em 03 de maio de 2013.
Revista
Nova Escola, 50 filmes para trabalhar em sala de aula. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/047.shtml. Acesso 03 de maio de 2015.
CERQUEIRA, Leonardo C. Guia Cinema e
Educação. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/conteudo_referencia/cinema_educacao/guia-cinema.pdf. Acesso em 03 de maio de 2015.

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